sábado, 3 de janeiro de 2009

Mesa com carneiro à minha moda e guarnições.




CARNEIRO À MINHA MODA
(A colônia árabe e os nossos amigos enlouqueceram com essa receita).

Ingredientes e quantidades aproximadas.

Uma peça de carneiro – paleta ou pernil (pode ser o carrê ou costela também);
Uma garrafa de vinho branco seco de boa qualidade;
Duas cabeças de alho – dos grandes e de primeira;
Um maço de hortelã;
Um punhado de zatar (tempero árabe).
Sal a gosto.

Modo de fazer.

Desmonte as cabeças de alho, deixando-as nos dentes. Retire a pele.
Prepare o liquidificador e coloque meia garrafa de vinho e todos os temperos, exceto o zatar. Triture bem, até obter uma solução homogênea. Após segundos você terá essa maravilha de tempero. Desligue o liquidificador e após o motor parar, adicione o zatar e mexa levemente com uma colher.
Em seguida, com o uso de um injetor de temperos, injete toda a quantidade de temperos na peça de carneiro.
No final, esfregue um pouco desse tempero e complemente com um pouco de zatar, formando uma espécie de “filme” em toda a peça de carneiro.
Coloque a peça de carneiro em uma forma e adicione o restante do vinho. Cubra com papel alumínio e submeta ao forno quente, de acordo com a temperatura que você já está acostumado.
Após algum tempo, teste a carne, com um garfo. Quando estiver no ponto, retire o papel alumínio e submeta à ação da “grelha” se houver no seu forno ou um pouco mais de tempo para a carne “chegar”.
Recomendo servir com o arroz murdádara e um tabule de excelente qualidade.
Bem, o vinho fica por sua escolha. Eu tomaria um “Chandon rose passion” para abrir o apetite e serviria um “Porca de Murça” (10 anos), para combinar com a textura do carneiro.
Bom apetite.





ARROZ MURDÁDARA
Arroz com lentilhas - Receita para uma medida.

Ingredientes:
Para o arroz com lentilhas: Murdádara
Água,
Azeite extra-virgem,
250 gramas de arroz,
250 gramas de lentilhas secas,
1 cebola grande bem picada,
1cabeça de alho bem picado,
Ba-har (tempero árabe) ou canela em pó, a gosto,
Sal a gosto.

Para a fritada de cebolas:
Azeite extra-virgem,
2 quilos de cebolas cortadas em arruelas, com
aproximadamente 4 milímetros;
Sal a gosto.

Modo de fazer:
Arroz com lentilhas - Murdádara

a) Coloque as lentilhas em água, para hidratar, pelo menos
por duas horas;
b) Coloque as lentilhas para cozinhar, até o ponto de ficar “al-dente”, mas um pouco duro. (É que o ponto deverá chegar quando for
adicionado o arroz).
c) Enquanto a lentilha está na cocção, em outra vasilha que puder conter todo o volume, refogue a cebola e o alho no azeite;
d) Quando a lentilha estiver no ponto mencionado, junte-a ao refogado (da outra vasilha), adicionando também o arroz, aproveitando a água do cozimento da lentilha. Se não for suficiente complete com água filtrada.
e) Coloque sal à gosto. Cuidado com o sal. Deguste a água de cocção;
f) Adicione uma colher de café (rasa) de Ba-har – ou canela em pó.
g) Vigie de forma permanente a cocção do arroz com as lentilhas, com o mesmo procedimento que se faz para um arroz comum – com a redução do fogo após a fervura e acompanhando o volume de água necessário até o cozimento final.


Modo de fazer:
Para a fritada de cebolas:

a) Coloque toda a cebola cortada em uma frigideira grande e inicie a fritura com o azeite extra-virgem. Ao iniciar, aplique fogo alto, depois, ao perceber que o volume das cebolas reduziu pela metade, reduza o fogo e continue a mexer lentamente durante toda a fritura. O ponto se dá quando a cebola estiver bem marrom, imediatamente antes da fase de “queimadas”.
b) Cuidado para não chegar a ponto de “queimadas”, pois ao partir daí, o paladar fica amargo e desagradável.
c) Quando estiver no ponto, desligue o fogo e aplique o sal a gosto.

Dicas:
a) O arroz e as lentilhas devem ser lavados antes de serem aplicados;
b) Caso você tenha dificuldade em medir ou pesar o arroz, é simples. Compre a lentilha em pacote de 250 gramas. Assim que esvaziar a embalagem de lentilhas, preencha-a com o arroz. Talvez o peso não coincida – 250 gramas para cada produto, mas, o volume será o mesmo. E isso é que interessa.
c) Para servir, retire o murdádara da panela e coloque-o em uma travessa bonita. Se desejar e as pessoas convidadas gostarem, pulverize salsa picada sobre o mesmo;
d) Sirva a cebola em outra vasilha, com o mesmo motivo ou característica. Não se assuste com o volume da cebola. Em geral, representará apenas 10% (dez por cento) do volume inicial. Daí, a necessidade de avaliar quanto de cebola você vai preparar: vai depender da paixão que as pessoas têm por cebola. Dependendo dessa consulta, você poderá fazer 4 quilos de cebolas ou mais.
e) Você deverá adicionar sal à cebola apenas no final. É que o volume poderá induzi-lo a colocar sal em demasia. Com a redução do volume, o sal poderá ficar exagerado.
f) O Ba-har é um tempero árabe em pó, cujo aroma lembra cravo e canela. Alguns restaurantes substituem o Ba-har por canela em pó.
g) Para tornar esse serviço inesquecível, basta servi-lo com carneiro e na entrada um tabule bem feito.

Bom apetite!



Um comentário:

Jeff disse...

hummm....deu uma vontade de comer esse cordeiro hein....hehehehe
Você é totally crazy Rubens..hehehe
abs